segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Beefeater 24

Principais características:
País de Origem: Inglaterra
Ano de Origem: 2009
Teor alcoólico: 45%
Botânicos destilados: Zimbro, chá sencha japonês, chá verde chinês, casca de laranja de sevilha, toranja, casca de limão, sementes de coentro, alcaçuz, raiz e semente de angélica, amêndoa, raiz de íris.

Um pouco da sua história:
Tudo começou em 1820, quando John Taylor e sua mulher criaram uma destilaria familiar, "John Taylor & Son", junto às margens do rio Tamisa, na qual produziam diversos espíritos, entre eles o Gin.
Em 1863, James Burrough, empresário e farmacêutico, especialista em  receitas medicinais e apaixonado pelos processos de destilação, comprou a pequena destilaria por quatrocentas libras, e mudou o nome para "James Burrough, Distiller and Importer Foreign Liqueurs", tendo iniciado a produção de gin no ano seguinte. Em 1876 cria um gin com um sabor forte e perfumado; o Beefeater London Dray Gin.
Esta bebida teve um grande sucesso e Burrough, procurou encontrar um nome que fizesse, referência a Londres e que desse personalidade ao Gin. Foi então que se lembrou dos guardiões da Torre de Londres, os Weomen Warders, também conhecidos por Beef-eaters "comedores de carne", devido à alimentação/remuneração que recebiam diariamente. Ainda hoje os Beef-eaters são o símbolo que apareçe no rótulo das garrafas de Gin da Beefeater.
A destilaria muda-se em 1958 para o seu local atual, Kennington, onde em 2014 foi inaugurado o centro de visitas, uma espécie de casa museu que nos permite viajar no tempo, conhecer a origem do gin, visitar a destilaria e provar alguns dos produtos de excelência da Beefeater. O portefólio da marca foi alargado, em 2009 com o lançamento do Beefeater 24 e, em 2013 com o Beefeater Burrough's Reserve. Ao longo dos anos têm sido lançadas edições limitadas do Beefeater Dry Gin, como o Winter Edition e o London Garden. Todos têm como base o Beefeater Dry. O que difere no Beefeater 24, uma homenagem ao pai de James, comerciante de chás, é a adição de chá verde chinês, chá Sencha japonês e casca de toranja. Já o Burrough's Reserve, um tributo ao fundador da marca, é destilado num pequeno alambique que lhe pertenceu e repousa por algumas semanas em cascos usados de Jean de Lillet - vinho licoroso francês. No ano de 2013 foram engarrafadas cerca de 350 milhões de garrafas Beefeater. Ou seja, mais de um milhão de garrafas por dia. Para tão astronómica quantidade poderíamos imaginar um exército de pessoas a labutar na destilaria. No entanto, na destilaria estão em permanência apenas duas pessoas.
O criador do histórico gin beefeater também era um famoso comerciante de chá e foi exactamente do chá que veio a inspiração para elaborar o Beefeater 24.
Como diz o nome do Gin, bastam apenas 24 horas para que os exóticos botânicos usados no beefeater 24, sejam macerados, sob o cuidado e inspecção rigorosa de Desmond Payne, um dos master distillers mais experientes do mundo. 

A marca Beefeater é uma das que mais marcou a actual renovação no consumo do gin. 

Sem comentários:

Enviar um comentário