terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Fifty pounds

Principais características:
País de Origem: Inglaterra
Ano de Origem: 2009
Teor alcoólico: 43,5%
Botânicos destilados: Zimbro, casca de laranja, casca de limão, semente de coentros, grãos do paraíso, alcaçuz, segurelha e raiz de angélica, mais três que são secretos.

O Gin Fify Pounds surgiu em meados do séc. XVIII, no qual foi proibida a importação de álcool para Inglaterra e assim começou a produção e consequente consumo desenfreado de Gin de má qualidade. Mas em 1736 numa tentativa de limitar a produção de gin e aumentar a qualidade da bebida, o Rei Jorge II de Inglaterra criou o imposto anual de 50 libras "Fifty Pounds" aos produtores e vendedores "qualquer coisa como nove mil euros nos nossos dias. Pouco tempo depois os Maxwell, uma família de destiladores,criou uma receita para um novo gin que baptizou, de Fifty Pounds. Esta receita permaneceu esquecida por muitos anos até um descendente da família decidir utilizá-la para destilar um gin,  lançado em 2009. O nome obviamente estava escolhido. 

Fifty Pounds Gin é produzido numa pequena e lendária destilaria localizada no sudoeste de Londres, com uma tradição de mais de dois séculos. O método de produção é, ainda hoje, realizado em um alambique fabricado pelo lendário John Dore. O destilador, faz uso do processo utilizado há séculos, conhecido como destilação "Batch Process", que é a forma mais pura de se obter "o melhor gin". Este é um processo delicado e trabalhoso, que envolve o Distiller jogar fora as 'cabeças' e as 'caudas' do destilado, seleccionando apenas o "coração" no exacto momento em que o sabor e o teor do álcool estão perfeitos. Depois, é três vezes filtrada, reduzindo as impurezas para alcançar a suavidade ideal. O destilado resultante é deixado a "descansar" pelo menos três semanas, permitindo assim que os óleos essenciais combinem perfeitamente com o grão. O passo final para a realização deste precioso é equilibrar o destilado obtido juntamente com a água desmineralizada, para atingir o equilíbrio e teor de álcool perfeito.
No final o gin tem um teor alcoólico de 43,5% - o percentual ideal para beber-se puro, com tónica, ou em um martini dry. 
Gin limpo e cristalino, escassamente perfumado e perfeitamente equilibrado, não se destaca nenhum dos elementos Botânicos, na boca é suave mas com personalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário