quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

História do GIN

O gin é uma aguardente aromatizada principalmente com bagas de zimbro e vários tipos de frutos, ervas e plantas. Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes, dos quais as bagas de zimbro são obrigatórios, por lei. Outros ingredientes podem ser utilizados para obter características próprias. Entre os ingredientes mais usados, além do zimbro, estão a canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, vários tipos de pimenta, alcaçuz, cassia, amêndoa, angélica, cardamomo, lírio, cravinho, aniz e outros.
O álcool é geralmente obtido a partir de cereais; tais como: milho, Centeio e malte.

O gin ficou imortalizado pelo famoso drink chamado Dry Martini.


A origem do gin é retratada por volta do século XVII. Com a finalidade de desenvolver uma formula barata de diurético para o tratamento de doenças renais, na faculdade de Leyden, a 35 Km de Amsterdam, o médico e catedrático holandês Franciscus De La Boe elaborou uma bebida à base de zimbro. Essa fruta foi escolhida por possuir efeitos benéficos ao sistema renal. Porém, não resultou em um medicamento eficaz, mas premiou o médico como o criador da bebida destilada aromática das mais conhecidas no mundo - O Gin De La Boe. Aos holandeses é creditado a criação do Gin, porém foram os ingleses quem o popularizou. Durante as guerras Holandesas, soldados do exército britânico, conheceram esta bebida aromática e acabaram por importá-la para Inglaterra.
Van Soest, Attack on the Medway.jpg

No início do século XVIII, ameaçada dos destilados holandeses e franceses, a coroa britânica começa a restringir as importações, passando a proteger a produção inglesa. Com esta medida, houve o aumento da produção do gin britânico tornando-o no mais famoso do mundo.

Resultado de imagem para plymouth gin


Passando a utilizar uma destilação contínua, os ingleses melhoraram a qualidade do gin. A bebida era refinada a fim de se eliminar aromatizantes fortes e doces, tornando-se mais pura e neutra.




Resultado de imagem para imagens de destilação contínua
O consumo na Inglaterra cresceu de tal forma (11,5 litros por ano - por habitante) que em 1736, o parlamento britânico, preocupados com os efeitos negativos que o alcoolismo gerava à economia do país, decretou o Gin Act. Ficaram estabelecidas severas restrições aos produtores  e comerciantes de gin, rigorosas punições aos contrabandistas e maior vigilância sobre o varejo.



O nome GIN é derivado da palavra francesa geniève e holandesa genever, que significa zimbro.

TIPOS DE GIN
  • Genever
  • London Dry Gin
  • Amsterdam Gin
  • Scotch Gin
  • Old Tom Gin
  • Plymouth Gin
  • Steinhager
  • Saffron Gin



Resultado de imagem para genever gin
GENEVER

Gin produzido na holanda.
É destilado a partir de milho, malte e centeio pelo processo de pot still e aromatizada com bagas de zimbro. Tem aroma ao cereal de que foi destilada







LONDON DRY GIN

Resultado de imagem para london dry ginGin do tipo inglês bastante seco e mais divulgado mundialmente.
É destilado em COFFEY STILL até uma graduação de cerca de 97 graus para se tornar isento de qualquer aroma ao cereal.
Após a obtenção do álcool procede-se à sua aromatização.


Principais aromatizantes:

Bagas de zimbro, cascas de citrinos, amêndoa, coentros, canela, açafrão, angélica, cássia, alcaçuz, etc.
A aromatização do London Dry Gin pode fazer-se por três métodos:
  • Método infusão dos aromatizantes - O álcool é colocado no corpo do alambique e misturado com os aromatizantes. Fica de infusão cerca de 24 horas e é redestilado. O Álcool ao evaporar leva consigo os aromas dos aromatizantes.
  • Método de extractos - É adicionado ao álcool extractos das substâncias aromatizantes. É o processo de aromatização de mais baixa qualidade que é utilizado fora de Inglaterra nos London Style Gin.
  • Método carthed head - O álcool é colocado no corpo do alambique e os aromatizantes são colocados num compartimento com redes situado entre a saída do alambique e o condensador. Na passagem através dos aromatizantes o álcool arrasta o seu aroma.

Resultado de imagem para old tom gin


OLD TOM GIN

Gin inglês com adição de uma pequena quantidade de xarope de açúcar. Era originalmente usado na preparação da composição "Tom Collins", Actualmente é difícil encontrar este gin no mercado, por estar quase extinto.



PLYMOUTH GIN

Resultado de imagem para plymouth gin distilleryGin produzido numa região restrita, tipo região demarcada denominada "PLYMOUTH", situada no sul de Inglaterra. É conhecido por ter um sabor marcante entre o amadeirado e o terroso, com menor predominância do zimbro. Originalmente era produzido por monges dominicanos, conhecidos na Inglaterra como "black friars" ("frades negros") por seus robes escuros.
Plymouth usa 7 botânicos "doces": Casca de limão, Angélica, Casca de laranja, cardamomo, sementes de coentro e lírio. Os de gosto amargo ficam de fora, tais como, cassia, amêndoas, e laranjas amargas

SLOE GIN

Resultado de imagem para sloe ginLicor inglês obtido a partir de gin com ameixas bravas. Bastante doce, tem cor avermelhada, que lhe é conferida pela infusão das ameixas, o que é feito depois da destilação.

Regulamento CEE 1180/91
6. Sloe Gin:
O licor é obtido a partir da maceração de abrunhos bravos em gin, eventualmente adicionado de sumo de abrunhos bravos:
- obtido por aromatização, unicamente com substâncias aromatizantes naturais,
- com um título alcoométrico volúmico mínimo de 25% vol.

STEINHAGER 

Versão alemã da genebra. O nome origina-se da cidade alemã de Steinhagen.
Resultado de imagem para steinhaeger gin


GIN TINTO
Resultado de imagem para tinto gin
Criado em Valença, Portugal, tem 14 ingredientes, entre eles, o aneto, loureiro, nevêda, folha de salgueiro, flor de sabugueiro, ervas de São Roberto, erva cidreira, lúcia lima, folha de eucalipto, alecrim, alfazema, casca de laranja verde, papoilasamoras silvestres e perico, um fruto típico de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário