terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Magellan

Principais características:
País de Origem: França
Ano de Origem: 2003
Teor alcoólico: 44%
Botânicos destilados: Zimbro, casca de laranja, alcaçuz, semente de coentros, canela, cassia, noz moscada, cardamomo, grãos do paraíso, cravinho, flor e raiz de íris.

O Gin Magellan é um Gin premium produzido na destilaria Cognac Ferrand a mesma do gin Citadelle em Angeac na França. O seu nome é uma homenagem ao navegador português Fernão Magalhães (em espanhol Magellan), o primeiro a tentar uma viagem de circum-navegação no mundo. Em 1519 partiram cinco navios, liderados por Magalhães, com esse objectivo e também o de explorar as ilhas das especiarias. Magalhães não chegou ao fim da viagem, tendo morrido em batalha nas Filipinas, e apenas um navio chegou a Espanha. No porão trazia vários barris de cravinho.
Foi esta odisseia pelas especiarias que cativou o produtor Alexandre Gabriel, desafiado pelo empresário francês Michel Roux, que sempre sonhou criar um gin azul. Depois de falhar a primeira tentativa com o Bombay Sapphire, onde apenas a garrafa é azulada, Roux quis comprar a marca Citadelle. Em vez de vender o projeto familiar, Gabriel sugeriu criarem juntos uma nova marca azul e assim nasceu, em 2003, o Magellan. No Magellan é o liquido que é colorido, não a garrafa. A cor é obtida através da infusão pós-destilação da flor e raiz de lírio, que invoca o azul que os marinheiros viam durante a viagem, refletindo tanto o mar como o céu.
O zimbro não é o ingrediente mais importante na sua produção. Ao contrário da maioria dos Gins que utilizam o zimbro como botânico principal da sua composição, o gin Magellan utiliza o cravinho – que foi exactamente a principal especiaria descoberta por Fernão Magalhães nas suas viagens às ilhas das especiarias.
Na casa do Magellan, o “Master destiller” começa a viagem na produção do gin Magellan, com a destilação de grão de trigo da região de Beauce Valley juntamente com a água mais pura da famosa região de Cognac. Essa água é filtrada e desmineralizada para conseguir um sabor neutro e suave.
Na sua Elaboração o gin Magellan leva 11 botânicos diferentes, grande parte deles descobertos por Fernão Magalhães: todos eles devidamente selecionados na origem para que ofereça garantia da sua qualidade, por exemplo, a canela é do sri Lanka, a cássia da Indochina, as laranjas do México, o cardamomo da India e o lirio de Itália.
O cuidado na sua produção leva a que o gin magellan seja destilado por quatro vezes em pequenos alambiques de construção artesanal, que captam cada um dos complexos sabores de cada botânico usado.
De seguida, o resultado das quatro destilações sofre uma infusão com as melhores flores de lírio que dão ao gin Magellan um sabor único e a sua atípica cor azulada.
O resultado final é um gin único no mundo, com um sabor refrescante e ao mesmo tempo complexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário