terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Nordés

Principais características:
País de Origem: Espanha
Ano de Origem: 
Teor alcoólico: 40%
Botânicos destilados: Zimbro, cidreira, louro, salicórnia marinha, casca de limão, folhas de eucalipto, sálvia, menta, cardamomo, quinina, gengibre, hibisco, alcaçuz, chá preto do Ceilão, erva linária, amera pubigera. Alcool neutro obtido a partir da uva alvarinho.


Na Galiza terra celta, feroz e mítico vento fresco do norte que adivinha bom tempo. “Nordesía”. Gin fora dos limites da classificação tradicional, de carácter, livre!... Rebelde!... Atlântico!...
Nordés Gin rompe radicalmente com as ideias preconcebidas, redefinindo as fronteiras na categoria de genebras. Foi criado com base no destilado de uvas alvarinho tradicionalmente cultivadas na Galiza.
Três são os sócios galegos que decidiram pôr mãos à obra para criar um gin elegante, fresco, e atlântico. Atlântico, porque já existem muitos produtos mediterrânicos. E daí até escolherem 15 botânicos da Galiza foi um processo fácil de pensar, mas difícil de executar.
Xoán Torres Cannas, um dos sócios, sommelier, Nariz de Oro 2004, emprestou o nariz a este projeto e o resultado é tal qual se propôs: elegante, fresco, como uma brisa do Atlântico (Nordés, em galego).
Encontramos peculiares botânicos que aportam todo seu carácter, procedentes de todos os lugares da Galiza. São seleccionados pela sua pureza e aromas. Ervas que apaixonam, das que tanto falam os marinheiros locais; a elegância cítrica da “erva-cidreira”, a que dizem que cura as penas e a melancolia; a vegetabilidade fresca do “loureiro”; o sopro da brisa do Atlântico da “salicornea marinha”, ligada sempre à saudade; ligeiras lâminas de casca de “limão”; alguma folha de “eucalipto”; uma pisca de “sálvia”; um quase nada de “mentas” das que geram empatias. E um pouco da Galiza no exílio: “zimbro”, ”cardamomo”, “quinina”, “gengibre”, “hibisco”, “alcaçuz”, “chá”, “erva linaria” á que desde a antiguidade se lhe atribui efeitos afrodisíacos!… “Erva de namorar” com o nome científico de “ameria pubigera”. Traz lembranças de areia e sal, de vento atlântico e tardes de sol de verão, à beira mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário