terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Regras Básicas

Regras básicas para um Gin Tónico perfeito

Existem algumas regras que devemos ter em conta ao confecionar um Gin Tónico. 


Regra 1: Tipo de copo; O copo deve ser de balão e com pé alto, ao segurar o copo pelo pé evitamos a transmissão do calor das mãos, o que faz com que o nosso Gin se prolongue bem fresco por muito mais tempo. Contrariando o que se utilizou durante anos, o tão conhecido copo de tubo que rapidamente aquecia ao pegarmos no copo.Também o formato de balão se encarrega de concentrar todos os aromas botânicos que colocámos no nosso Gin Tónico. Infelizmente ainda existem muitos estabelecimentos a servirem Gin Tónico em copo de tubo.
Regra 2: Gelo; O Gelo a utilizar devem ser blocos grandes e o mais compacto possível e seco, evitando gelo pequeno, laminado ou aguado. 
Regra 3: Gelar o copo; Este é um procedimento muito importante na confecção do nosso Gin Tónico. Antes de colocarmos qualquer ingrediente dentro do copo, devemos gelar o copo, para esse efeito utilizamos algumas pedras de gelo e com a ajuda da colher de bar ou simplesmente rodar o copo efetuando movimentos circulares até que as paredes do copo fiquem com um aspeto embaciado.
Regra 4: Excesso de agua; Depois do procedimento da regra 3, é normal que se forme alguma agua no fundo do copo. Com a ajuda de um Strainer ou coador, retire o excesso de agua para que o nosso Gin Tónico não fique aguado.
Regra 5: Sumo de Citrinos; Outro conceito errado que havia era a utilização do sumo ou apenas algumas gotas de algum citrino. A utilização do sumo de citrinos tem o efeito de perda do gás da nossa agua tónica.
Regra 5: Quantidade de Botânicos; A quantidade de botânicos a utilizar não deve ser excessiva nem descabida. A número de botânicos utilizados na destilação do gin varia muito, que pode ir até várias dezenas, como é o caso do Monkey 47, que utiliza precisamente 47 botânicos na sua destilação. Na confeção do nosso Gin Tónico não vamos utilizar todos os botânicos que fazem parte da destilação do Gin, até porque, não queremos transformar o nosso Gin Tónico em uma "macedónia ou salada russa". A regra é, fazer realçar 1, 2 ou no máximo 3 aromas que mais gostamos, aos quais poderemos adicionar um citrico. Ou simplesmente utilizar pele de citrinos se quisermos um Gin Tónico mais citrico.
Regra 6: Quantidade de Gin; Muitos poderão pensar que quanto mais melhor, esta é uma ideia errada. Algumas marcas de Gin já nos fornecem, na tampa da garrafa, a medida correta que devemos utilizar. Por norma a medida correta é de 5 cl, mas em alguns casos podemos utilizar 4, 6 ou 7 cl.
Regra 7: Verter a Agua Tónica; Esta é uma regra que considero muito importante. Deve-se verter a agua tónica muito lentamente e com muito cuidado para que não perca nada de gás. Podemos utilizar para esse efeito, as costas da colher de bar, verter por cima do gelo que está mesmo à superfície ou escoá-la através da espiral da colher de bar.       

Sem comentários:

Enviar um comentário