terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Seagram's

Principais características:
País de Origem: Estados Unidos
Ano de Origem: 1939
Teor alcoólico: 40%
Botânicos destilados: Zimbro, casca de laranja, cardamomo, sementes de coentro, raiz de angélica, canela, cassia, noz moscada, amêndoa, cacau, casca de lima, casca de limão, alcaravia.

A história começa em 1857 com a criação de uma destilaria em Waterloo, Canadá. Um cavalheiro chamado Joseph E. Seagram tornou-se sócio em 1869 e único proprietário em 1883, e a firma ficou conhecida como Joseph E. Seagram & Sons. Em 1929 a empresa é adquirida pela Distillers Corporation Limited e, com um stock enorme de whisky, acabará por prosperar após o fim da Lei Seca em 1933.
Apenas em 1939 e já em Lawrenceburg, Indiana, a empresa decide criar um gin, baptizando-o de Seagram's Extra Dry Gin. Hoje é o gin mais vendido nos Estados Unidos.
O império cresceu e diversificou-se, alastrando-se para outras áreas como o entretenimento (com investimento na MCA, dona da Universal Pictures), para além de continuar a apostar forte na destilação e no lançamento de inúmeros produtos, tendo os destilados como base. Exemplos são os Twisted Gin que consistem no Extra Dry Gin adicionado de licor de fruta "lima, ananás, ou maçã. Mas também lançou outro produtos, como ginger ale, água gaseificada e água tónica.
O império ruiu em 2000. A Coca-Cola adquiriu a divisão de refrigerantes e as bebidas alcoólicas ficaram na posse da Diageo e da Pernord Ricard, detentora de marcas como Beefeater e Plymouth.
Apenas em 2006 foi lançado um novo produto da família Seagram: O Seagram's Distiller's Reserve Gin que, como o nome sugere, tem estágio em madeira. A tónica da Seagram's passou para as mãos da Coca-Cola que ainda hoje a distribui na Europa.
O processo de elaboração mantém-se fiel ao processo tradicional, mas adaptado aos tempos actuais no que se refere a apertados controlos de qualidade. Com ingredientes de várias partes do mundo, seleccionados segundo rigorosos níveis de qualidade pelos seus mestres destiladores, conseguem conferir ao gin o seu especial sabor que, mesmo mantendo o seu clássico sabor de zimbro, nos permite diferenciar de maneira suave, exóticos aromas na sua composição. Mediante um processo duplo de destilação misturam-se os ingredientes botânicos da fórmula com o álcool neutro obtido do grão americano. A chave da mistura está no uso do vapor durante o processo. Finalmente deixa-se repousar em barris de carvalho envelhecidos, como se da fabricação de um whisky se tratasse, com a finalidade de suavizar a mistura. Gin limpo com ligeira cor a ouro e muito seco, com um suave aroma e sabor herbáceo, tem um final bastante alcoólico que realça o conjunto.
A garrafa ostenta na parte frontal, o escudo da família Seagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário